Câmaras Municipais participam de oficina na Assembleia Legislativa

por mal — publicado 27/08/2014 09h55, última modificação 28/08/2014 10h19
Iniciou nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, a Oficina do Portal Modelo em Boa Vista.

O Encontro tem o objetivo de debater a modernização do Poder Legislativo, com ênfase nas ações de transparência. A oficina teve início na tarde desta segunda e segue até quinta-feira (28).

Participaram do primeiro dia do evento os representantes das Câmaras Municipais de Pacaraima, Uiramutã, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Boa Vista, Mucajaí e Mâncio Lima do Estado do Acre. A estimativa é que até quinta-feira participem representantes dos 15 municípios do Estado.

O Diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Daniel Habib, destacou a importância do evento para os servidores e representantes dos Poderes Legislativos. “O objetivo de toda a nossa equipe é trazer um pouco do aprendizado adquirido ao longo de 17 anos. Há um ano nos debruçamos, especificamente, nas necessidades do país e na prestação de contas dos Poderes Legislativos e de suas gestões, dentro de uma concepção nova e moderna”, disse.

De acordo com Daniel, a sociedade clama por uma maior participação no processo político e o objetivo dessa oficina é apresentar as soluções tecnológicas. “Trabalharemos com a Lei da Transparência, a responsabilidade fiscal e o acesso à informação. Vivemos em uma realidade em que tudo está interligado” destacou Daniel.

Claudinei de Andrade, presidente da Câmara Municipal do Caroebe, representou as 15 Câmaras Municipais do Estado no encontro. “Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao Senado Federal pela oportunidade única dada a todas as câmaras. Não temos condições financeiras de arcar com despesas de um portal de transparência e, por meio dessa oficina, teremos nosso portal e faremos a manutenção gratuitamente. Agradecemos também ao Centro de Apoio às Câmaras (CAC) por todo suporte dado e por sempre nos receber tão bem”, destacou.

Alex Lima, presidente da Câmara Municipal do Cantá, comentou que o município ainda não tem um portal de transparência. “A ideia é sair do encontro com o portal em pleno funcionamento e publicar informações das ações da Câmara em tempo real. Agradecemos pela oportunidade dada ao município e o apoio dado pelo CAC, Escolegis e Interlegis”, ressaltou.

Durante a oficina, os representantes das Câmaras terão a oportunidade de conhecer o Portal Modelo, além de inserir pastas e álbuns de fotos, publicar notícias no portal, inserir páginas para listar os vereadores, alterar menu de navegação, criar enquetes e eventos, além de inserir links internos e externos.

ILB

O Instituto Legislativo Brasileiro foi inaugurado em 1997 e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento dos servidores do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Além de aulas presenciais, o ILB oferece cursos à distância com modernos recursos de multimídia, métodos alternativos e descentralizados disponíveis a parlamentares, servidores e cidadãos de todo país.